quarta-feira , 19 novembro 2014
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Dormir para aproveitar

Dormir para aproveitar

Tanto quanto a alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas, a qualidade do sono é fundamental para a manutenção da saúde.

 

Há quem diga que os momentos que passamos dormindo seriam horas perdidas, nas quais poderíamos estar adquirindo conhecimentos e novas experiências.

Além de um exagero, esse é um conceito errado: o sono, entre outras coisas, é responsável por “recarregar” nossas energias, fundamentais para que possamos aproveitar todos os outros momentos.

“A quantidade de horas dormidas é importante, mas também é preciso prestar atenção à qualidade do sono.

Existem diversas funções orgânicas – como a liberação de hormônios essenciais – que dependem diretamente dessa qualidade”, diz Luciano Ribeiro Pinto, médico do Instituto do Sono.

Para conquistar um sono de qualidade é preciso ter em mente que, da mesma forma que dormir bem auxilia na manutenção da saúde e da qualidade de vida, levar uma vida equilibrada e saudável permite que o sono aconteça de maneira plena.

Portanto, praticar exercícios, ter momentos reservados ao lazer, alimentar-se de forma adequada e equilibrada, por exemplo, ajudam a manter corpo e mente relaxados na hora do descanso noturno.

Rituais que ajudam no sono

É preciso também ter alguns cuidados na hora de dormir: roupa confortável, ambiente silencioso e preferencialmente escuro e aconchegante e uma cama adequada. Estabelecer horários regulares para dormir e acordar também é um dos fatores que auxilia na obtenção de um sono de qualidade.

Segundo o doutor Ribeiro Pinto, de maneira geral, deve-se dormir entre seis e oito horas todas as noites. Mas essa não é uma regra, pois que existem pessoas que podem necessitar de mais horas e outras que precisarão de menos horas de descanso diárias.

As consequências de noites mal dormidas são percebidas facilmente. Cansaço, dores no corpo, irritabilidade e dificuldade de concentração são alguns dos sintomas de que as horas de sono não estão cumprindo suas funções reparadoras no organismo.

Para tentar ficar longe desses problemas e da sonolência que pode atrapalhar a rotina cotidiana, invista na qualidade de seu sono. E caso você perceba que sofre com algum distúrbio – como a apnéia noturna ou a insônia crônica – procure um especialista.

* Luciano Ribeiro Pinto é médico do Instituto do Sono, que é um centro de pesquisas ligado à UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Fonte: Nestlé

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