sábado , 6 dezembro 2014
Capa / Saúde e Beleza / Para manter a forma no frio
Para manter a forma no frio

Para manter a forma no frio

Mesmo durante os dias mais frios do ano é possível manter uma alimentação saudável e equilibrada, sem abrir mão do prazer e do sabor.

O termômetro marcando temperaturas baixas não é desculpa para comer mais e errado. Embora a fome aumente um pouco quando a temperatura diminui, é possível escolher alimentos saudáveis para satisfazer a vontade de consumir aquele prato gostoso e quentinho .

A nutricionista Elaine Cristina Rocha de Pádua* diz que ninguém precisa abandonar o chocolate quente ou o foundue, desde que não exagere no tamanho das porções e substitua o leite integral pelo desnatado, o creme de leite e o leite condensado normais pelo light.

Para o foundue de queijo, vale trocar o pão italiano por um integral com ervas ou sementes e incluir no de chocolate as frutas da estação, como o morango, o kiwi, o abacate, a mexerica, a pêra e a maçã.

Ela ainda dá uma ótima notícia: “ao contrário do que muitos acreditam, a tendência para emagrecer é maior no inverno do que no verão. Mas isso acontece apenas se comermos as mesmas quantidades nas duas estações, pois o corpo precisa produzir mais energia para se aquecer”, afirma a nutricionista.

Elaine dá algumas dicas para quem quer manter a forma no inverno e não terminar a estação com alguns quilinhos a mais. A primeira delas é jamais pular uma refeição : continue com o café da manhã, almoço e jantar – e faça pequenos lanches entre as refeições principais.

Segundo pesquisa realizada no Ambulatório de Ginecologia da Adolescente do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, 75% dos jovens têm este hábito e por causa disso acabam comendo em excesso quando se sentam à mesa, por estarem famintos. “Nosso organismo é sábio e se percebe que a pessoa come tudo de uma só vez acaba fazendo reservas de gordura para suportar o período em jejum”, explica a profissional.

Fracione suas refeições!

Outra sugestão da especialista é fracionar as refeições, ou seja, comer a cada três ou quatro horas. Desta forma, o metabolismo acelera o gasto de gordura, pois funciona o dia todo.

Na hora dolanche , dê preferência aos sanduíches feitos com pães integrais e recheios de frango, peito de peru, queijo branco ou light, pastas de ricota e cottage e requeijão light. E acrescente verduras (alface, rúcula, agrião) e legumes (tomate, pepino, berinjela) para incrementar. Para completar inclua frutas, iogurtes, leite (ricos em cálcio), chás e sucos, ao invés de refrigerantes.

E durante as refeições procure experimentar as sopas cremosas e muito gostosas, que podem ser engrossadas com creme de leite light.

Se a balada do fim de semana é viajar com a galera, leve na mochilabarrinhas de cereais, biscoitos integrais e frutas. E não se esqueça de beber de dois a três litros dágua por dia, hábito muito esquecido no inverno.

Para completar, não deixe de praticar exercícios físicos.

 

Assim, você chega ao verão de bem com o seu corpo e sem quilinhos extras.

*Elaine Cristina Rocha de Pádua, nutricionista da Clínica DNA Nutri e do Ambulatório de Ginecologia da Adolescente do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Pós-graduanda em nutrição nas doenças crônicas degenerativas no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Fonte: Nestle

Sobre Mega Buzz

O Mega Buzz nasceu da união dos portais Guia Europeu, Canoinhas.net e Feedback popular. Agora todos estes portais estão juntos em um lugar só, para oferecer a você o melhor conteúdo de lazer, entretenimento, diversão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

inMarket

Google+